sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lançado em Iguatu Programa ‘Água para Todos’


Foi lançado na tarde de 24 de abril, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, o Programa Água para Todos, do Governo do Estado, que prevê ações em obras de abastecimento d’água nas comunidades do Interior, principalmente em locais onde as famílias estão enfrentando dificuldades por causa da seca. Durante a solenidade foi instalado o Comitê Municipal do Programa Água para Todos, no município de Iguatu.

Na ocasião a deputada Mirian Sobreira (PSB) ressaltou que, mesmo com as últimas chuvas é preocupante a situação do sertão cearense. “Este momento é difícil para o povo do Interior do Ceará, mas trabalhamos na busca de projetos estruturantes que nos ensinem a conviver com este fenômeno natural”, disse a parlamentar.

Este é um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Ministério da Integração Nacional, com a previsão de investimentos da ordem de R$ 200 milhões, como explicou o coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães. Segundo ele, o programa foi dividido em cinco lotes para licitação. Enquanto os outros quatro tiveram empresas que venceram as concorrências públicas, apenas o lote de Iguatu havia ficado sem a empresa contratada, o que teria atrasado a instalação do comitê.

O Comitê Municipal do Programa Água para Todos, de Iguatu, é formado por representantes da prefeitura, do governo do Estado, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação dos Agentes de Saúde (AAS), Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O comitê será responsável pelas ações do programa no município e a inclusão das famílias beneficiadas com a instalação de cisternas de polietileno e os sistemas simplificados de abastecimento de água em pelo menos 10 comunidades rurais.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado, Nelson Martins, informou que ao todo o programa irá construir 1.350 sistemas simplificados de abastecimento d’água e 14.228 cisternas de polietileno. Segundo Nelson Martins, uma das metas do programa é priorizar a universalização da água, trabalho que segundo ele conta com a importante parceria dos municípios e dos prefeitos. “Os companheiros prefeitos que estão nos municípios conhecem as bases, e podem nos auxiliar na execução do programa, apontando prioridades e as comunidades onde a necessidade de atendimento com água potável é mais urgente”, salientou.

Também participaram do evento, o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, Marcone Ferraz (Saboeiro), Rafael Paes de Andrade (Catarina), Fátima Gomes (Quixelô) e ainda, o secretário de Agricultura de Iguatu, Marcone Sampaio, representantes da Ematerce, Adagri, associações comunitárias, agricultores e lideranças comunitárias.

Com informações do site Iguatu.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário