quinta-feira, 25 de abril de 2013

Projeto Localizador para a Copa de 2014 é debatido em audiência pública na AL



A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde de ontem (24/04), por meio da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, debate sobre o Projeto Localizador – Integração de Ferramentas, Serviços e Produtos para a Copa 2014. Solicitada pela deputada Mirian Sobreira (PSB), a audiência pública aconteceu no Complexo de Comissões da Casa.

A idealizadora e proponente do projeto, Sandra Maciel Barreto, explicou que a proposta foi aprovada pelo Grupo Executivo da Copa (Gecopa), a partir do localizador cultural de Fortaleza.

“Nós participamos da chamada pública, e aprovamos o Projeto Localizador, um projeto de mapeamento das potencialidades culturais turísticas, esportivas e industriais das 12 subsedes. Com ele, o turista vai ter conhecimento dos potenciais à sua disposição durante o período da Copa do Mundo”, esclareceu.

De acordo com Sandra, as pessoas terão acesso a esse material de formas diferenciadas e serão feitas diversas promoções por meio de patrocinadores. Segundo ela, serão produzidos 600 mil livros, 600 mil mapas e 600 mil kits de postais, que estarão à disposição dos usuários de forma gratuita.

“Estamos na fase de apresentação do projeto e iniciaremos logo mais a pesquisa, produção, impressão e distribuição. Três meses antes do início da Copa a população poderá contar com todo esse material disponível”, garantiu.

A professora informou ainda que o projeto vai contratar cerca de 2.300 artistas durante o Mundial, fomentando a economia, gerando novos negócios, empregos e fazendo com que o País seja visto.

“A Copa é apenas o pontapé, pois o Localizador continua. É um projeto que nasceu com o propósito de ajudar a classe artística e gerar negócios, pois somente através da profissionalização e de uma dinâmica de crescimento é possível, de fato, que tenhamos todos os potenciais divulgados, tanto local, nacional e internacionalmente”, concluiu.

A deputada Rachel Marques (PT), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, elogiou o projeto e o definiu como uma proposta que visa difundir as referidas potencialidades, promovendo o orgulho e a autoestima da população local, por meio do esporte, “que será o grande indutor das transformações”.

Para Mirian Sobreira, esse é um projeto inovador e audacioso, que o Ceará entrega para o Brasil e para o mundo como ampla contribuição para a Copa 2014. Segundo ela, a Assembleia Legislativa está à disposição para divulgar essa iniciativa, “que vai deixar um importante legado para o Ceará”.

O deputado Júlio César Filho (PTN), vice-presidente do Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa 2014 (CapCopa), parabenizou a realização da audiência e defendeu que eventos internacionais como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações precisam de ferramentas como o Projeto Localizador, que possam reunir informações e facilitar o acesso dos visitantes ao país sede.

Também participaram da audiência, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior René Barreira e o secretário adjunto do Turismo Marcos Pompeu.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Foto: Junior Pio

Nenhum comentário:

Postar um comentário