sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mirian diz que falta mão de obra qualificada no mercado de trabalho


Crescimento econômico do Brasil revela um problema que a muito já é enfrentado por países desenvolvidos: A falta de mão de obra qualificada.


A presidenta da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Mirian Sobreira (PSB), diz que "o crescimento econômico que o Brasil está vivenciando, trouxe à tona um antigo problema que já é muito comum em países desenvolvidos: a mão de obra qualificada é muito precária", comentou. Este entrave leva muitas empresas a enfrentarem dificuldades na expansão de seus negócios e na contratação de novos colaboradores.

Segundo a parlamentar, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), evidenciou que somente 16% dos trabalhadores que buscam emprego no país têm algum tipo de qualificação, o que eleva para 7,5 milhões o número de trabalhadores sem qualquer qualificação ou experiência buscando trabalho no Brasil. “O País enfrenta problemas de mão de obra, apesar de termos grandes investimentos no nosso Estado, mas faltam profissionais qualificados para ocuparem as vagas ofertadas diariamente pelo SINE/IDT", alerta. "Hoje tem muitos coreanos, haitianos e portugueses que estão ocupando essas oportunidades, assim, reduz a atuação de cearenses no mercado de trabalho", concluiu.

Fonte: Blog do Jonas Mello / Foto: Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário