quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Recursos para evitar acidentes

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

A deputada Mirian Sobreira (PSB) mostrou preocupação com o número de acidentes que ocorrem no Brasil e especialmente no Ceará, que conforme ela, causam enormes prejuízos ao Estado e fazem milhares de vítimas. Para tentar diminuir os altos índices de violência na condução de veículos no Estado, ela apresentou um Projeto de Lei estabelecendo que 50% dos recursos de arrecadação de multas nos municípios sejam destinados para investimentos em engenharia de trânsito, assim como para educação.

Segundo a deputada, no Brasil o trânsito causa mais mortes do que homicídios e câncer, sendo 500 mil mortes nos últimos anos. Ela reclamou ainda que medidas não estão sendo adotadas por parte do Poder Executivo para diminuir o número de mortes. "O trânsito matou tanto quanto a guerra do Iraque em três anos. No Ceará, como não poderia ser diferente, as estatísticas preocupam muito. Em 2012 foram mais de 12 mil acidentes e agora em 2013 não é diferente", argumentou.

A parlamentar lembrou matéria do Diário do Nordeste que diz em seu texto que por mês entram mais de 6,5 mil veículos em Fortaleza, sendo um desses carros para cada quatro habitantes. A parlamentar ressaltou também que somente o IJF atendeu entre maio e julho deste ano, 5 910 vítimas de trânsito. "Em relação o ano passado houve um aumento de quase 50%. Desde 1997 nós tivemos a municipalização do trânsito e os 54 municípios que têm esse serviço ainda trabalham de forma muito precária", reclamou.

O texto diz ainda que em dez anos, entre 2003 e 2013, a frota de Fortaleza passou de 422,4 mil para 869 mil. Do total, 491,9 mil carros e 215,8 mil motos, entre outros tipos de veículos. A pessebista criticou o fato de que em nenhum Município há educação de trânsito.


Fonte:  Diário do Nordeste / Foto: Paulo Rocha
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário