sábado, 3 de agosto de 2013

Mirian Sobreira recebe homenagem na PGJ do Ceará

A deputada Mirian Sobreira (PSB) participou ontem (02/08), na Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGJ/CE), de solenidade em agradecimento ao "dia do obrigado". Mirian apresentou requerimentos solicitando apoio de seus colegas parlamentares e da sociedade civil para dizer "NÃO A PEC 37".  Na justificativa do requerimento nº 944/2013, ela afirma que "num País de tantas fragilidades institucionais, uma das poucas boas notícias nas últimas décadas foi a forma como o Ministério Público se reinventou", salientou.

Mirian também enviou requerimento nº 594 / 2013 a Câmara Federal onde acrescenta o § 10 ao art. 144 da Constituição Federal para definir a competência para a investigação criminal pelas polícias federal e civil dos Estados e do Distrito Federal. A PEC 37 tinha o objetivo de modificar a Constituição no que versa a atuação do Ministério Público (MP).  A deputada ainda ressalta a valiosa missão do MP no combate as práticas de corrupção no Brasil. Dessa forma, solicitou o apoio da Bancada Federal cearense pela não aprovação da matéria em questão, salientando a importância de visualizar uma ação alinhada em defesa da justiça e do compromisso social, disse.
Com ações destemidas e sem apadrinhamentos o Ministério Público tem encontrado resistência de algumas entidades, sobretudo por mexer nos fundamentos do poder. Nas últimas décadas, governadores, prefeitos, parlamentares e agentes públicos foram parar na cadeia, como resultado da ação do MP. É também, da Polícia Federal, outra dessas raras boas notícias de avanço institucional. São justamente Ministério Público e as corporações policiais, como um todo, os dois lados da disputa travada em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37.


Fonte: Blog do Jonas Mello / Foto: Máximo Moura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário