quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Congresso mantém vetos de Dilma a Ato Médico

Durante votação no Congresso Nacional, na noite de ontem (20/08), cerca de 40 senadores votaram pela manutenção dos vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico. E outros 30 senadores se posicionaram a favor da derrubada dos 10 trechos vetados por Dilma.

Desses vetos, nove ocorreram em um único artigo, que tratava das atividades exclusivas aos médicos. O ponto mais polêmico foi o veto que acabava com a determinação de que somente médicos poderiam fazer diagnósticos e prescrever tratamentos de saúde. Também havia no projeto original – que foi vetado pela presidente da República – dispositivo que tornava restrita a médicos a realização de acupuntura e a indicação de procedimento ortopédico temporário.

Para derrubar os vetos presidenciais era necessário que ao menos 41 senadores e 257 deputados votassem a favor. Além disso, se a Câmara ou o Senado avalizassem a manutenção dos vetos, já ficaria valendo a decisão do Executivo, independentemente do resultado obtido na outra casa legislativa.


Comunicado

Em apoio aos vetos da chefe do Executivo à Lei do Ato Médico, os deputados estaduais cearenses se manifestaram, na segunda-feira (19/08), a favor dos vetos presidenciais à lei 12.842/2013, conhecida por Lei do Ato Médico, durante audiência pública que discutiu o tema. O debate foi conduzido pela presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada e enfermeira Mirian Sobreira (PSB).

A audiência teve como encaminhamento a solicitação para que os senadores apoiassem o veto da presidente Dilma, em relação à Lei do Ato Médico. Além disso, a deputada Mirian Sobreira também enviou um comunicado aos senadores com o objetivo de esclarecer e solicitar apoio em relação à matéria. “Nós, profissionais de saúde, entendemos que o sistema de saúde funciona em equipe, por isso, agradeço a todos os senadores que compreenderam a importância de cada profissão na área da saúde e votaram a favor dos vetos”, apontou Mirian.


Com informações do site g1.globo.com 


Assessoria da Mirian Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário