quarta-feira, 21 de maio de 2014

Profissionais de enfermagem do Ceará são homenageados na Assembleia

Na tarde de ontem (20/05), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Enfermeiro, comemorado em todo o mundo no dia 12 de maio, e também ao Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, comemorado nesta data. O evento foi solicitado pela presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, deputada Mirian Sobreira (Pros), e pelo deputado Mauro Filho (Pros).

Mirian Sobreira destacou que o enfermeiro é o profissional que mais está em convívio com os pacientes. Ela também ressaltou a importância de promover a valorização desses profissionais, que ainda não têm um piso salarial definido para a categoria. A deputada cobrou que haja mais atenção do Congresso em relação ao projeto de lei 2.295/00, que estabelece carga horária de 30 horas semanais de trabalho a esses profissionais. A proposta está há 14 anos tramitando. 
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem Secção Ceará, Celiane Maria Lopes Muniz, destacou que, no Brasil, existem 1,6 milhão de profissionais de enfermagem. É a segunda categoria mais numerosa do País e representa 60% dos trabalhadores da área da saúde. Apesar disso, o grande número de enfermeiros não garantiu a sua valorização. Celiane Maria Lopes Muniz destacou que irá novamente a Brasília para tentar pedir que o projeto de lei 2.295/00 entre na ordem do dia. Ela convidou os profissionais de enfermagem para participarem de uma caminhada no próximo dia 31/05, pela valorização da enfermagem no Ceará.

A técnica de enfermagem do Hospital do Coração de Messejana, Maria Beatriz Rodrigues, afirmou que cuidar de vidas é a missão do profissional de enfermagem, que isso exige um conjunto harmonizado entre ciência, amor e ética e que busca a preservação e recuperação da saúde e do bem-estar individual e coletivo.

A gerente de serviço de enfermagem do Hospital do Coração de Messejana, Maria Celina Saraiva, destacou as atividades do hospital, que possui 1.150 profissionais, entre técnicos em enfermagem e enfermeiros. Maria Celina afirmou que esse também é um dia de comemorar e que há muitos profissionais lutando por melhores condições de trabalho e remuneração.
Durante a solenidade, receberam placas comemorativas ao Dia do Enfermeiro as técnicas de enfermagem Maria Beatriz Rodrigues, Maria Goretti do Amaral Marreiro e Maria do Socorro Chagas, além das enfermeiras Maria Auxiliadora Silva, Glória Maria Coelho Lima, Elena de Castro Maia Ribeiro e Maria Odete Marçal Sampaio.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Fotos: Marcos Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário