quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aliados ressaltam dados do Ceará

Para a deputada Mirian Sobreira, a educação é ó único investimento que promove o desenvolvimento

Os dados apresentados pelo Governo do Estado na terça-feira passada sobre a Educação no Ceará foi o principal assunto tratado pelos aliados da atual gestão na Assembleia, ontem. Alguns parlamentares enalteceram o desempenho dos estudantes cearenses ao longo dos últimos sete anos, principalmente, depois da implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Na Câmara Municipal, o tema foi motivo de críticas à administração de Fortaleza, em razão de mais um resultado negativo.

A deputada Mirian Sobreira (PROS) destacou que a Educação é a única área que promove o desenvolvimento. "A gente vê o processo que foi implantado em Sobral. Quando eu olho para o Ceará e para o Brasil, o Ceará vai ser a 'Capital' da Educação no Brasil. Devemos manter a continuidade do desenvolvimento do Estado para a Educação", disse.

O deputado Professor Teodoro (PSD) lembrou que o programa está em seu sétimo ano, demonstrou que mais de 80% das crianças cearenses em idade certa estão matriculadas, o que não chegava a 40% há sete anos. "Ele foi tão vitorioso que serviu de modelo para o Pnaic (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) que está existindo em mais de cinco mil municípios do Brasil. O Ceará é um campeão de Educação", destacou.

Os melhores índices, segundo dados da Secretaria de Educação (Seduc), foram em Meruoca, Mucambo, Nova Olinda, Cariré, Antonina do Norte, Pacujá e Pires Ferreira. A maioria desses municípios está localizada na zona Norte do Ceará, onde iniciou-se o programa. Fortaleza, apesar de ter melhorado suas pontuações, ainda está na última posição no Estado. Icó, Morada Nova, Santa Quitéria, Jaguaribara, Madalena, Senador Pompeu e Jaguaretama também melhoram seus números, mas estão longe do desejado, conforme frisou Teodoro.



Fonte: Com informações do Diário do Nordeste / Foto: Máximo Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário