terça-feira, 6 de maio de 2014

Encontro destaca importância da participação da mulher no Parlamento

Durante o Encontro Estadual de Mulheres Parlamentares, realizado ontem (05/05) na Assembleia Legislativa, a deputada Mirian Sobreira (Pros) abordou a necessidade de que as políticas públicas específicas sejam discutidas e planejadas pelas mulheres. Ela citou a importância do combate à violência e destacou a necessidade de priorizar o acesso à saúde. “É onde vejo a necessidade maior de um trabalho direcionado. Estamos lançando o programa de assistência à conscientização do câncer de colo de útero, que é o quarto tipo que mais mata e é 100% curável, se for descoberto precocemente”, pontuou.

O evento, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, debateu temas como a revitalização ou criação dos conselhos municipais da mulher e a criação de frentes parlamentares junto às câmaras municipais.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado, Mônica Barroso, apresentou números sobre a participação do sexo feminino nos parlamentos. Segundo ela, em 2012, o Brasil tinha 7.648 vereadoras e 49.721 vereadores. No Ceará, eram 365 vereadoras e 1.782 vereadores. “A gente tem que lutar para que as mulheres que entram na luta tenham consciência, somos a maioria da população brasileira, 51%, enquanto que na participação feminina nos parlamentos chegamos ao vergonhoso 107º lugar entre os países do mundo”, falou.

A presidente da Câmara Municipal de Boa viagem, vereadora Alzira Vieira, afirmou que ainda não há Conselho da Mulher naquele município. “É importante levar às câmaras municipais projetos direcionados ao público feminino”, afirmou. Margareth Rose, presidente do Conselho Municipal da Mulher de Maracanaú, destacou o trabalho da entidade. “Temos um conselho criativo e participativo, com capacitação para que as mulheres conheçam e assim possam usar seus direitos”, ressaltou.

A vereadora de Amontada, Adriana Márcia Couto, apresentou resultados do seminário realizado pela Frente Parlamentar da Câmara Municipal. “Foi um seminário de formação com 400 participantes. Entre os encaminhamentos propostos, tivemos a questão do mamógrafo móvel e a capacitação no atendimento”, enfatizou.


A Frente Parlamentar da AL reúne os deputados Fernanda Pessoa, Eliane Novais (PSB), Bethrose (PRP), Mirian Sobreira, Rachel Marques (PT) e Professor Teodoro (PSD).

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Fotos: Edson Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário