terça-feira, 13 de maio de 2014

Mirian Sobreira lembra Dia do Enfermeiro e destaca lutas da categoria

No primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (13/05), a deputada Mirian Sobreira (Pros) parabenizou os profissionais de enfermagem pelo Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, e destacou a manifestação na Câmara dos Deputados pela regulamentação da carga horária da categoria por meio da PL 2295/00. “Ontem foi dia de comemorar para os profissionais da enfermagem, mas também de cobrar melhorias para a nossa categoria”, afirmou a deputada, que também é enfermeira.

A parlamentar ressaltou que a PL 2295/00 pede a redução da carga horária dos enfermeiros de 44 horas para 30 horas semanais. “Pleiteamos desde 2000 essa causa, e a Câmara Federal não coloca em votação esse projeto com a desculpa de que, se aprovado, teria grande impacto negativo no orçamento, mas não é justificativa. Os enfermeiros não podem pagar com a vida a falta de planejamento e recursos no sistema de saúde”, apontou.

A deputada frisou que é comprovado cientificamente que, depois de seis horas de trabalho na profissão de enfermeiro, o nível de atenção cai pela metade e o profissional fica mais suscetível a erros. “A sociedade exige do enfermeiro que ele não erre, e o erro de um enfermeiro pode custar a vida de uma pessoa. Por isso é de suma importância que a nossa jornada de trabalho seja reduzida”, disse.

Mirian Sobreira salientou que a categoria luta também pela concretização do piso salarial. “O salário de um enfermeiro varia de R$ 700 a R$ 1.500 e muitos profissionais fazem jornadas triplas de trabalho para poderem se sustentar. Somos quase 60% dentro dos profissionais da saúde no Brasil, atuamos em várias áreas, além de passarmos mais tempo com os pacientes. Precisamos de reconhecimento e melhorias para a categoria”, assinalou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Foto: Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário