quarta-feira, 20 de março de 2013

Mirian libera projetos de abastecimento d’água para comunidades rurais



No dia 19 de março, data em que o cearense comemora o dia de São José, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), liberou 90 projetos de abastecimento d’água para comunidades rurais do interior do Ceará. Mais de 500 famílias serão beneficiadas com água em casa, por intermédio do projeto São José III, que teve sua liberação na cidade de Acopiara. Muitas comunidades rurais tiveram os projetos liberados devido o apoio da deputada Mirian Sobreira (PSB).

De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins (PT), essa é a maior liberação de projetos de abastecimento de água da história do projeto São José. “Os projetos vão trazer água de açude, poço, adutora ou reservatório mais distante. Aquela água passa por tratamento e vai para uma caixa d’água suspensa. Dali, é feito encanamento para a casa das pessoas”. São famílias que não têm água em casa, ele diz.

Dentre as comunidades beneficiadas, foram contempladas no município de Farias Brito as associações de Vila Umari; Vila Barreira do Jorge e; a das mulheres Betanhenses de Nova Bethânia. Já na cidade de Santana do Acaraú foram escolhidas as associações de moradores Câmara - Chora e; a rural de Vassouras.

A deputada Mirian Sobreira disse que o Projeto São José já ajudou muitas comunidades com ações fundamentais, na ocasião, ela entregou certificados aos contemplados do programa. “Precisamos estar juntos, Governo, deputados, senadores e prefeitos, em busca de uma melhor convivência com a seca. Projetos como esse, lançado aqui hoje, são fundamentais, conheço a realidade e tenho trabalhado para amenizar a falta d’água no sertão cearense”, enfatizou Mirian. 

A parlamentar ainda acompanhará a liberação de mais projetos de água e de tratores, já encaminhados para os municípios de Iguatu, Quixelô, Crato, Araripe, Acopiara e Jucás.


Números

39,5 mi de reais é o valor aproximado de recursos que serão liberados nesta etapa

11.297 famílias serão beneficiadas pelos 90 projetos

Saiba mais

Os recursos do projeto São José III serão destinados para projetos de abastecimento d’água com esgotamento sanitário simplificado, além de projetos produtivos nas cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, psicultura, apicultura e agricultura irrigada. O pacote anunciado hoje se refere a obras de abastecimento.

O projeto será executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e vai atender entidades representativas dos agricultores familiares. Segundo o secretário Nelson Martins, os projetos vão permitir aos agricultores familiares desenvolverem atividades produtivas para que tenham renda, mesmo sem chuvas.

Com informações do site Iguatu.org
Assessoria da Mirian Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário