terça-feira, 12 de novembro de 2013

Assembleia debate Campanha pelo Desarmamento

A Assembleia Legislativa promove, nesta quarta-feira (13/11), as 14h30, audiência pública sobre um tema fundamental no processo de construção da Cultura de Paz na sociedade: Campanha pelo Desarmamento. O debate foi proposto pela deputada Mirian Sobreira (Pros), que preside a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia.

A campanha é uma das principais atividades da ONG MovPaz Fortaleza (Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência), que inaugurou em agosto passado a Casa da Paz, onde funciona o Posto de Entrega Voluntária de Armas – o único da sociedade civil no Estado. Segundo números divulgados pela Casa da Paz, o posto ali instalado recebeu, desde 29 de agosto quando foi inaugurado, até agora 71 armas de fogo e 515 munições.

Para atendimento ao público interessado em se desfazer de armas e munições, a Casa funciona na Rua General Silva Junior, nº 154, bairro de Fátima, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A pessoa que se desfizer de sua arma tem direito ao anonimato e a uma indenização que pode chegar a R$ 450,00, dependendo do tipo de arma. Para evitar que sejam reutilizadas, as armas são danificadas na presença do portador.

A Casa da Paz conta com o apoio do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), da Federação Cearense de Futebol, Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC), Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa, Prefeitura e Câmara Municipal de Fortaleza.



Fonte: Jonas Mello / Foto: Banco de dados da AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário