quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mirian apresenta reivindicações dos profissionais de enfermagem

A deputada Mirian Sobreira (PSB) fez pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (16/05) para apresentar as reivindicações dos profissionais de enfermagem, que comemoraram sua data no último dia 14, com realização de sessão solene.

De acordo com a parlamentar, a categoria cobra a redução da jornada de trabalho para 30 horas, pelo Congresso Nacional; a fixação do piso salarial da categoria; a realização de concurso público para o preenchimento de cargos públicos existentes e o fim da discriminação na ocupação de cargos de direção.

Mirian Sobreira revelou que a PEC que determina a redução da jornada de trabalho já tramita há mais de 10 anos no Congresso, sem que haja a votação. Segundo ela, hospitais particulares e lideranças políticas não querem aprovar para evitar aumento de despesa por parte das instituições públicas e redução dos lucros dos hospitais particulares.

A deputada observou que os baixos salários pagos para enfermeiros obrigam os profissionais a terem até três empregos. Segundo ela, o pesado ritmo de trabalho provoca erros que, em muitos casos, podem levar o paciente até a morte. “Os erros vão continuar enquanto os salários aviltantes obrigarem todos a correr de um lado para outro para ter o mínimo para a sobrevivência”, disse a deputada.

Mirian Sobreira considerou que é urgente a realização de concursos públicos. Segundo ela, os enfermeiros ficam reféns de cooperativas que brigam entre si exclusivamente pelas taxas de administração, sem se preocupar com os interesses de seus cooperados. Isso pode significar também a queda da qualidade do serviço.

A parlamentar também disse que, devido ao fato de a categoria ser composta, em sua maioria, de mulheres, acaba sofrendo discriminação quando vão ser preenchidos os cargos de direção. “Há casos em que a enfermeira que foi aprovada em seleção dá a vez para o segundo, porque esse é médico”, pontuou.

Mirian Sobreira disse ainda que, durante a sessão solene do último dia 14, foram homenageados profissionais do Hospital de Messejana, representando todos os enfermeiros do Estado, e ainda os cursos de enfermagem da Unifor, Uece e UFC.

“A enfermagem é a arte do cuidar. É a ciência cuja essência é a assistência e o cuidado do ser humano. Cuida de modo integral, desenvolvendo a promoção, a proteção, a prevenção, a reabilitação e a recuperação da saúde. Não existe patrimônio maior que a saúde”, ressaltou.

Em aparte, Dra. Silvana (PMDB) disse que já passou mais de 30 dias internada e pôde testemunhar que realmente a enfermeira ficava na cabeceira e “na hora da dor, vinha me socorrer”. A deputada também alertou para os baixos salários das enfermeiras e médicos. “Estou vendo a hora começarem a importar enfermeiros de Cuba. Sou contra a importação de profissionais de saúde”, disse.

A deputada Ana Paula Cruz (PRB) reconheceu que há uma sobrecarga de trabalho dos enfermeiros. “Essa sobrecarga vai continuar acontecendo se não houver uma reformulação da saúde”, afirmou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Foto: Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário