quinta-feira, 16 de maio de 2013

Equipamentos de saúde no Interior do Ceará



A deputada Mirian Sobreira (PSB), em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, ontem (14/05), anunciou, que a inauguração da policlínica de Iguatu deverá acontecer em breve, faltando apenas à Prefeitura de Catarina definir sua participação no consórcio para manter o equipamento. Durante seu discurso, a pessebista ressaltou os investimentos do Governo do Estado na área da Saúde e rebateu as críticas feitas à gestão.

A parlamentar lembrou, por exemplo, que o governador Cid Gomes, diferentemente de outras gestões, vai deixar quatro grandes hospitais para o Interior do Estado. Segundo ela, o que está funcionando no Hospital Regional do Cariri está resolvendo o problema da população daquela região. Conforme disse, atualmente nove policlínicas estão funcionando de 20 que serão inauguradas.

A deputada informou ainda que até o fim da atual administração serão construídas 48 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. De acordo com ela, apesar de alguns problemas na construção e funcionamento desses equipamentos, suas aquisições “são mais importantes do que nenhuma”. Além das policlínicas e hospitais, ela salientou que serão construídos 18 centros de especialidades odontológicas. “Se algum problema houver em qualquer uma dessas instituições, será pequeno em relação ao benefício gerado para a população. Apesar de todos os problemas que possam surgir, vamos ter um sistema de saúde eficiente”, frisou.

Mirian Sobreira chegou a sugerir que a Casa Legislativa leve ao plenário o secretário de Saúde, Arruda Bastos, para que ele faça uma explanação sobre o sistema de saúde do Estado. “É um sistema eficiente e que vai atender todo o Estado, mas precisa contar com apoio dos municípios. São quatro hospitais regionais, com dois já funcionando, promovendo a interiorização da saúde terciária. Antes, os pacientes vinham para Fortaleza, e até então nunca foi construído um hospital público no interior do Estado do porte desses que estão sendo construídos”.

A deputada lembrou reunião ocorrida na segunda-feira  para tratar do funcionamento da policlínica do Iguatu, que irá atender toda a população daquele Município e outras cidades vizinhas. “A policlínica de Iguatu está sendo recuperada. A empresa foi notificada e o Estado não recebeu ainda porque não tinha os padrões que o Governo quer para essas unidades. Todos os equipamentos foram comprados”, informou a pessebista.

A parlamentar ressaltou que vários equipamentos já estão comprados para a policlínica de Iguatu, como mamógrafo, Raio X, sala de pequenas cirurgias, de fisioterapia ocupacional e audiometria. “Antes, quando o paciente precisava de um serviço dessa qualidade, ou vinha a Fortaleza, ou teria de procurar uma clínica particular”, apontou.

A policlínica terá, segundo a deputada, capacidade de 10 mil atendimentos por mês, de maneira eficiente. “Isso me entusiasma. Há resistência de alguns municípios em pagar 10% do ICMS para a manutenção da policlínica. O Governo Federal precisa também dizer o quanto vai investir nesses equipamentos”, disse Mirian Sobreira.

Fonte: Diário do Nordeste (15/05) / Foto: Maximo Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário