sexta-feira, 17 de março de 2017

Mirian Sobreira solicita discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)

                                                                               Foto: Júnior Pio
Mirian Sobreira aproveitou a fala do deputado Heitor Férrer, durante o expediente da sessão plenária desta sexta-feira, 17, para pedir uma discussão aprofundada sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

A deputada criticou a falta de planejamento para o sistema de saúde pública por parte do Governo Federal. De acordo com a parlamentar, a preocupação é comum para a maioria dos profissionais de saúde, pois, apesar da falta de recursos, planejamento e gestão, é possível reorganizar o sistema de uma forma que todos os pacientes recebam o atendimento adequado. “É preciso investir na saúde para que a população não seja prejudicada”, ressaltou.

Mirian acrescentou que o principal problema é o subfinanciamento SUS, que deve ser revisto para que sugestões de melhoras sejam apresentadas. “É preciso discutir esse ponto. Há muito tempo esse assunto não é revisto. Os gastos com saúde são altos e o que chega até as unidades de saúde é muito pouco”, enfatizou. A parlamentar disse, ainda, que um país que investe em saúde pode oferecer um serviço de qualidade.

Na ocasião, a deputada destacou alguns pontos da gestão de saúde do Estado. “Apesar dos problemas ainda existentes, o ceará melhorou muito na área da saúde, sobretudo no interior. Após a construção dos Hospitais de Sobral, Cariri e Quixeramobim a população destas regiões não precisarem mais se deslocar para um atendimento mais especializado”, enfatizou. 

Mirian Sobreira deseja que o país passe a investir em saúde e, principalmente, na prevenção. A deputada estadual disse que enxerga um grande esforço por parte do atual governo para atender a todos os pacientes, mas sem investimentos e planejamento não há como a realidade mudar. “É preciso que o Governo Federal ajude os municípios com recursos definidos para que possam planejar suas ações”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário