sábado, 12 de outubro de 2013

Deputados ressaltam a campanha de doação de órgãos

O crescimento do número de transplante no Ceará é atribuído ao movimento em defesa da doação de órgãos


A campanha Doe de Coração, do Sistema Verdes Mares com a Fundação Edson Queiroz, foi amplamente enaltecida na Assembleia Legislativa, por deputados que afirmaram que a iniciativa foi motivadora do aumento no número de doação de órgãos nos últimos dez anos. Dentre eles, recentemente, foi a deputada Mirian Sobreira (Pros) quem apresentou a importância da campanha para fazer do Ceará um dos estados com o maior número de transplantes no Brasil.

Mirian discorreu sobre a importância da campanha do Sistema Verdes Mares, assim como as equipes capacitadas que, conforme disse, tem um suporte do Governo que serve de exemplo para o País.

Esperança

De acordo com dados da Central de Transplantes do Ceará, em 2003 foram realizados 420 transplantes e em 2012, o total foi de 1.269, ou seja, 849 a mais em comparação com o início do levantamento.

São contabilizadas cirurgias de transplante de córneas, rins, coração, fígado, medula óssea, válvulas cardíacas, pâncreas e pulmão. Até a primeira quinzena de agosto deste ano, foram realizadas 697 cirurgias, colocando o Ceará na terceira posição em todo o País no número de doações efetivas por milhão de habitantes.

Já os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos apontam que o Ceará está em primeiro lugar na doação efetiva de fígado por milhão da população, segundo em doação de coração e pâncreas e o terceiro em pulmão.



Fonte: Diário do Nordeste (11/10) / Foto: José Leomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário