sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Deputadas homenageiam os cinco anos do Outubro Rosa

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres juntamente com a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e o Movimento de Mulheres do Legislativo Cearense realizam nesta sexta-feira (25/10), sessão solene em comemoração ao aniversário de cinco anos da Campanha Outubro Rosa no Ceará, às 18h, no Plenário 13 de Maio. A solenidade foi proposta pelas deputadas Mirian Sobreira (Pros), Eliane Novais (PSB), Bethrose (PRP), Fernanda Pessoa (PR), Patrícia Saboya (PDT), Inês Arruda (PMDB) e Rachel Marques (PT).

O Outubro Rosa teve origem nos EUA, onde vários estados tinham ações isoladas de luta contra o câncer de mama. Com a chancela do Congresso Americano, outubro tornou-se o mês oficial para as atividades.

A história do movimento remonta aos anos 1990, quando o laço Pink foi lançado pela Fundação Susan G.Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura. Em 1997, entidades dos EUA começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce.

Segundo o requerimento, a primeira iniciativa de iluminação com luz rosa no Brasil foi no Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, com apoio de patrocinador.

Já em outubro de 2008, diversas entidades ligadas ao tema iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas cidades. Nos anos seguintes vêm se multiplicando as ações relativas ao Outubro rosa em todo o Brasil, não sendo diferente no Ceará.

O encontro contará com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil que lutam em favor da causa.


Fonte: Agência de Notícias da Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário