quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Debate sobre automedicação na Assembleia

A Assembleia Legislativa realiza na quinta-feira (31/10), audiência pública para discutir a automedicação no Estado do Ceará e a prescrição farmacêutica. O evento proposto pela deputada Mirian Sobreira (Pros), presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público e vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde, será realizado às 14h30, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

A automedicação pode acarretar sérios problemas de saúde, bem como agravar situações ou outros problemas. De acordo com o presidente da ACEFARMA (Associação Cearense do Farmacêutico Proprietário de Farmácia do Ceará), Luis Cláudio Mapurunga, o debate tem o objetivo de alertar sobre os perigos da automedicação e conscientizar a população sobre a importância do profissional farmacêutico no ato de dispensação de medicamentos isentos de prescrição.

Segundo Mapurunga, as medidas de combate à automedicação iniciam-se com o processo de conscientização da população sobre a importância do profissional farmacêutico no ato de receitar medicamentos que não precisem de prescrição médica. "Isso porque embora o profissional tenha competência técnica para prescrever medicamentos, a população em geral desconhece ou mesmo é desestimulada a consultá-los para a indicação de fármacos", enfatizou.


Semana de Conscientização sobre a Automedicação

Tramita na Assembleia o projeto de lei n° 214/13, de autoria da deputada Mirian Sobreira (Pros), que institui a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação no Estado do Ceará, com a finalidade de alertar sobre os perigos da automedicação e conscientizar a população sobre a importância do profissional farmacêutico, no ato de dispensação de medicamentos isentos de prescrição.

A Semana de Conscientização e Combate à Automedicação tem a finalidade de apresentar medidas de combate à automedicação e conscientizar a população sobre a importância do profissional farmacêutico, por intermédio de palestras e distribuição de folhetos informativos na rede pública de ensino e de saúde.


Assessoria da Mirian Sobreira
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário