sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mirian divulga encaminhamentos de debate sobre prevenção do câncer


A deputada Mirian Sobreira (PSB) divulgou, no primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (07/06), audiência pública realizada ontem na AL para debater a prevenção e descentralização do tratamento do câncer. Durante o debate, foi cobrado ao Governo do Estado o cumprimento da Lei nº 12.738, de 22 de novembro de 2012, que dá um prazo de 60 dias para o início do tratamento de pacientes já diagnosticados com câncer.

A parlamentar explicou que o governo federal teria 15 dias, a partir da data da regulamentação da lei, para criar a Comissão de Monitoramento e Avaliação do cumprimento da legislação. “Pelo que sei, nada foi feito até agora”, disse. Mirian questionou como essa lei será cumprida, dadas as condições de estruturas dos hospitais cearenses. “Hoje o câncer é considerado um grande problema da saúde pública e estima-se que, em 2013, cerca de 1.300 novos casos sejam diagnosticados”, explicou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) criticou a “pobreza” dos programas de prevenção e sua divulgação na mídia. “As políticas de prevenção são pobres e não existe divulgação. Se sua divulgação fosse mais comercial, talvez a situação fosse diferente”, disse.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Foto: Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário