terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mirian cobra agilidade na concessão de empréstimos para agricultores


                                                                                            Foto: Máximo Moura

Na sessão plenária desta terça-feira (19.02), a deputada Mirian Sobreira (PSB) informou que, recebeu um oficio do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Crato solicitando apoio e providencias no programa de crédito emergencial de combate à seca, oferecido pelo Banco do Nordeste (BNB). Segundo ela, os agricultores reclamam de atraso na concessão de empréstimos para pequenas reformas e obtenção de materiais de trabalho.

De acordo com Mirian, 50 produtores rurais denunciam o atraso na liberação dos recursos e a burocracia para a liberação das parcelas seguintes, devido à exigência da apresentação de notas fiscais. “O sindicato nos informou que existem 400 projetos inacabados, aguardando liberação de 1° e 2° parcelas”, explica.

A parlamentar solicitou que, medidas sejam tomadas para reduzir a burocracia de financiamentos destinados aos agricultores e produtores rurais. “Estamos enviando um ofício para o Comitê Integrado de Combate à Seca do Estado do Ceará e para a Comissão de Agropecuária da Assembleia, para que essa questão seja resolvida com mais agilidade”, completa Mirian.

Entenda a notícia

A linha emergencial de crédito para estiagem disponibiliza recursos pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operado pelo Banco do Nordeste, para concessão de crédito de investimento, capital de giro e custeio agrícola e pecuário.

O limite de crédito varia de R$ 12 mil a R$ 100 mil, com juros de até 3,5% ao ano. A maioria dos créditos contempla pequenos produtores rurais enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em operações com juros de 1% ao ano e prazo de 10 anos para pagamento, com até três anos de carência.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário