quinta-feira, 4 de julho de 2013

Comissão da Seca aprova relatório parcial sobre a estiagem no Ceará


A Comissão Especial de Combate à Seca da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde de ontem (03/07), relatório parcial do colegiado. De acordo com relator, deputado Welington Landim (PSB), a comissão concluiu que as ações de combate à seca desenvolvidas pelos governos Estadual e Federal não seriam suficientes para suprir as necessidades da população cearense. “Aqui está um documento contundente, sem uso de partidarismo, relatando as principais necessidades que o nosso povo tem passado”, relatou Welington Landim. O documento será apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira (04/07) e submetido à votação em plenário.

O presidente da comissão, deputado João Jaime (PSDB), destacou que dentre as constatações contidas no documento está a falta de carros pipas para atender municípios necessitados. “Há uma falta de sintonia entre os órgãos responsáveis, quando tratamos da questão de carros pipas. Tenho recebido reclamações de prefeitos sobre essa questão e o relatório enfoca esse assunto”, disse.

O deputado Roberto Mesquita (PV) acentuou que o relatório foi elaborado com base na realidade do Estado e propôs que fosse feita uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União, pedindo mais recursos para tratar os problemas relacionados à seca. “Vamos encaminhar um oficio à presidente Dilma Rousseff e para a ministra Miriam Belchior pedindo prioridade em alguns recursos”, ressaltou.

Roberto Mesquita sugeriu ainda que fossem detectadas, por parte da comissão, as principais regiões em  situações mais precárias com relação à falta de água.


Para a deputada Miriam Sobreira (PSB), é importante constar no relatório outras alternativas de combate à seca. De acordo com a parlamentar, o agricultor não pode depender apenas do milho vindo do Governo Federal. Ela sugeriu uma visita à Companhia de Biodiesel de Quixadá.

Durante a reunião, o relator da comissão, deputado Wellington Landim, informou que, além da apresentação e votação do relatório em plenário, será feito um evento de apresentação do documento com todas as entidades envolvidas.

Wellington Landim adiantou ainda que, na próxima quarta-feira (10/07), um grupo de deputados estará viajando a Brasília para um encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

A comissão foi criada em fevereiro deste ano para acompanhar os problemas da estiagem nos municípios cearenses, por meio de proposta apresentada pelo deputado Wellington Landim (PSB). Fazem parte do colegiado os deputados João Jaime (PSDB), presidente; Roberto Mesquita (PV), vice; Welington Landim (PSB), relator; e Leonardo Pinheiro (PSD), sub-relator.

Fonte: Agência de notícias da Assembleia / Fotos: Georgia Santiago e Diogo Gregorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário