sexta-feira, 28 de março de 2014

Governador e deputada Mirian inauguram a UPA de Iguatu

Na noite de ontem (27/03) foi inaugurada no município de Iguatu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), com a presença do governador Cid Gomes, do secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes e da deputada Mirian Sobreira (Pros).

A deputada Mirian Sobreira destacou a importância da nova unidade de saúde para o município. “A UPA ajudará a diminuir as filas nos hospitais”, relatou. Mirian também registrou os resultados do apoio do governo estadual ao município. “Iguatu está recebendo do governo do Estado R$30 milhões em obras e parcerias na área da saúde”, ressaltou.
Construída pelo governo do Estado com apoio do governo federal, a UPA já está em pleno funcionamento. A equipe, que vai trabalhar 24 horas, será composta por dois médicos de plantão, com um pediatra e um clínico geral. Além de 3 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem e 1 técnico de raio X. 
A UPA 24h Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira recebeu o nome dos irmãos estudantes de medicina que foram vítimas de duplo assassinato, em março de 2007, em Iguatu. “É uma manifestação dos cearenses para deixar sempre na memória dois jovens que trabalharam em Iguatu e agora emprestam seus nomes a este equipamento que vai salvar vidas”, disse o governador Cid Gomes. O pai Nélson Benevides Teixeira, ao lado de Célia Moema Moreno Teixeira, mãe dos dois médicos, retribuiu a homenagem. “Hoje é dia de agradecimento”, afirmou. “Essa foi a maneira de imortalizar meus filhos – obrigado, Iguatu”, agradeceu ele.
As UPAs 24 horas integram a nova rede de urgência e emergência do Ceará, formada também pelo SAMU 192, que no Ceará está estruturado em três polos de cobertura. Iguatu é uma regional do Polo III, que tem bases em Acopiara, Cariús, Catarina, Dep. Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Quixelô e Saboeiro.
Estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, entre eles vice-governador do Estado, Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; o Dr. Odorico Monteiro, representando o Ministério da Saúde e o secretário executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Marcelo Sobreira.


Saiba mais

Foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de lei n° 71/13, de autoria da deputada Mirian Sobreira (Pros), que denomina de Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira a UPA de Iguatu.

Segundo a parlamentar, a proposição é uma maneira honrosa de homenagear os irmãos, Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira, que foram assassinados no dia 17 de março de 2007, em Iguatu.

Um dos casos de homicídio mais repercutidos no Ceará refere-se à morte dos estudantes de medicina, Marcelo e Leonardo. De acordo com Mirian, os irmãos exerciam suas funções em detrimento de uma medicina preventiva e de valorização da saúde humana. “O legado dos irmãos médicos registra uma trajetória de luta e de dedicação ao exercício da profissão, eles pretendiam realizar muitos feitos, acreditando na prerrogativa de uma sociedade igualitária e de acesso à uma saúde de qualidade”.


Serviço

A UPA de Iguatu fica na Rua 25 de março, s/n, próximo ao Liceu. 



Assessoria da Mirian Sobreira / Fotos: Marilene Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário