domingo, 1 de setembro de 2013

Deputados ainda madrugam na AL

A sistemática de inscrição para pronunciamentos nos grandes expedientes da Assembleia Legislativa continua provocando reclamações de alguns deputados, principalmente por terem que acordar de madrugada para conseguir um dos concorridos seis tempos de 15 minutos, sobretudo no 1º expediente, e sugerem o rodízio por ordem alfabética como regra. Dentre eles, a deputada Mirian Sobreira (PSB) questiona as regras atuais e defende que o modelo de inscrições deve ser alterado para ordem de chegada ou sorteio.

Pelo modelo atual, cada deputado pode se inscrever até duas vezes em cada um dos dois grandes expedientes, o que totaliza até quatro pronunciamentos por semana. De acordo com o Departamento Legislativo da Assembleia, a inscrição é registrada por apenas um funcionário do setor, a partir das 6h. O parlamentar que chega primeiro tem o direito de escolher o tempo que quiser, o que faz com que muitos deles passem a chegar até antes das 5h para aguardar na "fila", conforme o interesse que cada um tem em utilizar a tribuna no dia.

Mirian Sobreira (PSB) critica a regra atual por ordem de chegada. "Tem dias que, se você chegar depois das 4h30, já vai ter deputado esperando. Teve três dias que cheguei por volta das 6h e já não tinha mais nenhum tempo disponível para se pronunciar", conta a deputada, que já levou a reclamação à tribuna da Casa. A pessebista diz defender "qualquer outra maneira" que não obrigue o parlamentar a chegar de madrugada, por ordem alfabética ou sorteio. "Se na Câmara Federal são 513 deputados e dá certo, por que aqui não dá?", compara.



Fonte: Diário do Nordeste / Foto: JL ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário