sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Assembleia lança Manual de Serviço Social e homenageia profissionais da área

Visando contribuir para o cumprimento da missão e objetivos estratégicos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e seguindo o preceito constitucional que coloca a saúde como direito de todos e dever do Estado, a Assembleia Legislativa lançou, na noite de quinta-feira (26/09), o Manual Operacional de Serviço Social – Uma Proposta de Padronização de Procedimento. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de maio e foi solicitada pela deputada Mirian Sobreira (PSB).

Mirian Sobreira, que também é enfermeira, ressaltou que o Manual apresenta reflexões sobre as técnicas e práticas do Serviço Social e foi construído por um grupo de assistentes sociais do HGF. A parlamentar pontuou ainda que sua experiência na área da saúde possibilita um olhar privilegiado em relação a esta iniciativa, “que muito contribui para a consolidação de um sistema público de qualidade e leva esclarecimentos sobre os direitos da população usuária do SUS no Ceará”.
O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, registrou que é sempre gratificante falar das diversas profissões que atuam no hospital e salientou que, quando assumiu o posto de diretor administrativo, seu primeiro cargo no HGF, ele não conhecia de perto o trabalho dos assistentes sociais.

“Comecei, aos poucos, a conviver com a realidade dessa profissão tão nobre e hoje, como diretor geral, tenho várias surpresas positivas. A confecção deste Manual traz uma grande contribuição para o crescimento da categoria, pois consolida os serviços de profissionais comprometidos, que oferecem tratamento digno aos nossos pacientes”, concluiu.

Durante a cerimônia, foram homenageados com placas comemorativas o professor doutor, Horácio da Silva Frota; a assistente social e mestre, Maria Goreti Macedo Lobo de Andrade; a assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Fametro, Edna Maria Leite Dias; o presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Elízio Loiola; o membro do Comitê de Ética do HGF, Jorge Rolim de Castro; a assistente social e especialista, Osmarina Rodrigues da Rocha; e a professora doutora, Liduína Farias Almeida da Costa.

A assistente social Liduína Farias Almeida da Costa, que falou em nome dos homenageados, agradeceu à deputada Mirian pelo compromisso político de propiciar esse momento, lançando uma publicação tão importante para a profissão. “É uma grande responsabilidade falar em nome de pessoas tão qualificadas quanto as que foram agraciadas nesta noite, cada uma com suas características, mas tenho certeza que em todos nós persiste um ponto em comum: a força e vontade de contribuir para a construção de uma sociedade melhor, na qual todas as pessoas sejam merecedoras de direitos, em razão da sua condição humana”, complementou.

Já a assistente social Ana Rosa Alves da Silva, que fez a apresentação do Manual, lembrou que toda a equipe de assistentes sociais do HGF colaborou para a construção da obra, participando de inúmeros cursos, reuniões, seminários, capacitações e planejamentos. Segundo ela, a publicação é um guia, fundamentado teoricamente, para a efetivação das ações profissionais “de uma categoria cuja dinâmica se reconstrói cotidianamente, visto que a realidade social é mutante”.



Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Foto: José Leomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário