A deputada Mirian Sobreira acredita que a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, prevista no Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/30), trouxe benefícios práticos para sociedade, contribuindo para diminuir a violência nos campos de futebol. Os danos do álcool são quase semelhantes aos de qualquer outra droga. “Acredito que o álcool é, atualmente, a pior droga existente no mundo. Quase 100% das pessoas que são usuários de crack e heroína começaram com o álcool. O álcool causa no organismo modificação psicoemocional e comportamental, ou seja, altera o sistema nervoso, sendo, portanto, fator de incentivo à violência. Ele é prejudicial, é um estimulador de agressividade”, destacou a parlamentar.
Segundo cálculos do Ministério Público, a média anual de ocorrências policiais nos estádios caiu de 500 para menos de 100. Mirian Sobreira declara que é contra a qualquer ação que gere o aumento do consumo de álcool. “É preciso que tenhamos muito cuidado para não incentivar o consumo de álcool e, consequentemente, a violência.
Além dos deputados Gony Arruda e Ely Aguiar, participaram também do debate os deputados Jeová Mota e Walter Cavalcante; o vereador de Fortaleza Benigno Júnior, autor de projeto que também disciplina a venda de bebidas nos estádios, e representantes das secretarias Municipal e Estadual de Esportes, do Ministério Público do Ceará, da Polícia Militar, da Associação Profissional de Cronistas Desportivos do Estado do Ceará, da Federação Cearense de Futebol, do Tribunal de Justiça Esportivo do Ceará e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário