sexta-feira, 26 de maio de 2017

Projeto de lei pretende inserir Festa da Senhora Sant’ana no calendário oficial do Estado

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei, de autoria da deputada Mirian Sobreira, que institui a celebração da festa da Senhora Sant’ana, padroeira de Iguatu, no calendário oficial de eventos do Estado do Ceará. A data é celebrada com muita fé, devoção e louvor pela população do município.

Iguatu se prepara para uma grande festa em louvor e agradecimento a Sant’Ana, em 2019, quando será celebrado os 300 anos da chegada da imagem da padroeira, que segundo os registros históricos data de 1719. “A festa da Senhora Sant’ana tem um papel fundamental da aglutinação cultural da população iguatuense, além disso, é um momento de grande expressão religiosa onde é possível identificar costumes e tradições, além de promover o potencial turístico religioso da cidade”, disse a parlamentar. Para Mirian, a padroeira é o maior ícone da religiosidade de Iguatu.

Santa Ana ou Sant'Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. As referências sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa. Segundo a Tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C.

O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Santa Ana era de família descendente do sacerdote Aarão. Ela era esposa de um santo: São Joaquim que, por sua vez, era descendente da família real de Davi. Nesse casamento estava composta a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus. Santana é a padroeira dos avós. Mas também é invocada pelas mulheres que não conseguem engravidar. É também a padroeira da educação, tendo educado Nossa Senhora e influenciado profundamente na educação de Jesus.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mirian Sobreira é contra a venda de bebida alcoólica nos estádios

Foi anunciada em audiência Pública promovida pela Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa no dia 24 de maio, que os deputados Gony Arruda e Ely Aguiar decidiram retirar seus respectivos projetos de lei que autorizam a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol, para apresentação de nova proposta estabelecendo o regramento para a comercialização. Os deputados querem aprovar a venda de bebidas alcoólicas em estádio de futebol, sob a alegação de que diversos estados brasileiros já autorizaram esse comércio. Os projetos, entretanto, diferem. O de Ely Aguiar quer a venda apenas de chopp em copos de plástico, enquanto o de Gony Arruda limita o acesso às bebidas com 10% de teor alcoólico.

A deputada Mirian Sobreira acredita que a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, prevista no Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/30), trouxe benefícios práticos para sociedade, contribuindo para diminuir a violência nos campos de futebol. Os danos do álcool são quase semelhantes aos de qualquer outra droga. “Acredito que o álcool é, atualmente, a pior droga existente no mundo. Quase 100% das pessoas que são usuários de crack e heroína começaram com o álcool. O álcool causa no organismo modificação psicoemocional e comportamental, ou seja, altera o sistema nervoso, sendo, portanto, fator de incentivo à violência. Ele é prejudicial, é um estimulador de agressividade”, destacou a parlamentar.

Segundo cálculos do Ministério Público, a média anual de ocorrências policiais nos estádios caiu de 500 para menos de 100. Mirian Sobreira declara que é contra a qualquer ação que gere o aumento do consumo de álcool. “É preciso que tenhamos muito cuidado para não incentivar o consumo de álcool e, consequentemente, a violência.

Além dos deputados Gony Arruda e Ely Aguiar, participaram também do debate os deputados Jeová Mota e Walter Cavalcante; o vereador de Fortaleza Benigno Júnior, autor de projeto que também disciplina a venda de bebidas nos estádios, e representantes das secretarias Municipal e Estadual de Esportes, do Ministério Público do Ceará, da Polícia Militar, da Associação Profissional de Cronistas Desportivos do Estado do Ceará, da Federação Cearense de Futebol, do Tribunal de Justiça Esportivo do Ceará e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Quarta edição do Comitê Itinerante da Seca acontece em Iguatu


A deputada Mirian Sobreira esteve presente na Reunião Itinerante do Comitê Integrado de Convivência com a Seca do Estado do Ceará, em Iguatu, no dia 22 de maio. A ocasião foi destinada para receber e encaminhar demandas dos municípios relacionadas ao abastecimento d´água, operação carro-pipa, projetos de abastecimento d´água e de execução de cisternas, além da entrega de títulos de terra para agricultores do município. O evento foi realizado no Auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA), localizado em Iguatu.

O Comitê Itinerante é coordenado pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e reúne representantes da Ematerce, SRH, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cogerh, Sohidra, Funceme e Cagece, além de prefeitos, secretários municipais e associações comunitárias. A decisão de realizar a quarta reunião em Iguatu atendeu ao pedido da deputada estadual Mirian Sobreira.

Desde o início de 2017, os participantes do Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem no Estado do Ceará, que se reúne todas às segundas-feiras, na sede da Defesa Civil, decidiram sediar reuniões itinerantes em diversos municípios do Estado. De acordo com Dedé Teixeira, desde o início do comitê se discute ações estratégicas e emergenciais de convivência com seca. “O comitê se fortalece, trazendo novas experiências, novas demandas e novas ideias”, declarou o secretário.

Na ocasião, Mirian Sobreira falou da sua alegria de poder fazer parte do momento e de poder contar com o apoio do secretário de Desenvolvimento Agrário, assim como da equipe da Ematerce de Iguatu. “Precisamos ter medidas positivas para conviver com a seca. Eu sei bem o que aguardar o dia 19 de março e esperar a chuva com a esperança de dias melhores. Precisamos sair dessa ansiedade”, disse a parlamentar.

A solenidade contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor e Marcos Sobreira; secretária de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, vereadores, deputados, representantes de vários municípios, entre outras autoridades.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Enfermeiros são homenageados na Assembleia Legislativa

O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado mundialmente em 12 de maio, foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará, 18, no Plenário 13 de Maio. A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, família e coletividade. A atividade foi reconhecida como profissional e institucionalizada na medicina moderna na Inglaterra. A partir daí, foi ganhando força na sociedade como um todo, e hoje é referência quando o assunto é cuidar de pessoas.

A deputada Mirian Sobreira disse que sabe da importância do trabalho de um enfermeiro e deseja que essa profissão seja valorizada. Na ocasião, Mirian destacou os projetos de indicação de sua autoria, que ainda aguardam aval do governo, que tratam do piso salarial do enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, assim como do que propõe a redução da carga horária para 30 horas semanais dos servidores públicos estaduais, ocupantes de cargos efetivos da categoria. “Espero dignidade e salário justo. Temos esperança de que os governos, as pessoas que estão à frente das decisões do País, consigam reconhecer a importância do trabalho do enfermeiro”, destacou a parlamentar.

Durante a solenidade, foram homenageados com a entrega de placas, 34 enfermeiros e enfermeiras. Minha homenagem especial foi para a enfermeira Karla de Abreu Peixoto Moreira, Júlia Cristina de Sá Roriz e Maria Mercedes Vieira. Estendo a deferência para todos os profissionais de enfermagem que conduzem a profissão com ética, competência e qualificação. Na ocasião, o Dr. Oswaldo Albuquerque Filho, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren) destacou o trabalho em prol da segurança e saúde da população cearense realizado pela deputada Mirian Sobreira.

Durante a solenidade, foram homenageados com a entrega de placas, 34 enfermeiros e enfermeiras. Em nome de todos os profissionais de enfermagem que conduzem a profissão com ética, competência e qualificação, condecorei Karla de Abreu Peixoto Moreira, Júlia Cristina de Sá Roriz e Maria Mercedes Vieira. “O enfermeiro é mais do que um mero coadjuvante, é agente ativo e indispensável no processo de cura. Ele atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde”, lembrou a deputada.

Também estiveram presentes na solenidade a deputada Augusta Brito; os deputados Carlos Felipe e Capitão Wagner; o reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; a primeira secretária do Coren, Maria Dayse Pereira; e a enfermeira da Assembleia Legislativa, Ana Maria Lima de Albuquerque.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Mirian Sobreira e prefeitura de Iguatu almejam mais segurança para o município


A deputada Mirian Sobreira e o secretário de Trânsito e Segurança de Iguatu, Antônio Filho, se reuniram com o secretário executivo e com o assessor de desenvolvimento institucional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Adriano Sales e Vanderlan Carvalho, respectivamente, em busca de parceria no combate a criminalidade no município de Iguatu. Na ocasião, o projeto “Minha Cidade Mais Segura” foi a pauta do encontro.

O “Minha Cidade Mais Segura” é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, em parceria com os municípios, para implantação de câmeras de segurança nas cidades. Para Mirian Sobreira, segurança é um direito de todos. “Vamos trabalhar para levar, com o apoio do governo no Estado, esse excelente projeto para Iguatu. Temos o interesse de melhorar e informatizar a vigilância no município”, disse a parlamentar.

O projeto servirá não somente para tentar evitar o aumento dos índices de crimes, mas também acidentes de trânsito. O “Minha Cidade Mais Segura” deve sair o papel a partir de junho deste ano, quando governador Camilo Santana se reunirá com prefeitos interessados na implantação do programa. “Devemos zelar pela cidadania dos municípios, promovendo a otimização dos investimentos em segurança e policiamento”, destacou a deputada.

O secretário de Trânsito e Segurança de Iguatu, Antônio Filho, ressaltou que já existe um estudo dos pontos adequados para a implantação das câmaras de segurança, assim como local para o funcionamento do centro operacional de monitoramento e pessoal para o trabalho. “Temos o total interesse em garantir essa ferramenta de segurança para Iguatu”, frisou Antônio Filho. Para o secretário executivo da SSPDS, Adriano Sales, é muito importante a parceria entre Estado e município para combater a criminalidade. 






terça-feira, 16 de maio de 2017

Mirian Sobreira faz pronunciamento sobre a saúde de Iguatu

Foto: Máximo Moura
Diante de inverdades proferidas em sessão plenária da Assembleia Legislativa sobre a saúde no município de Iguatu, a deputada Mirian Sobreira aproveitou o expediente desta terça-feira, 16, para esclarecer alguns pontos sobre o tema e reafirmar que a Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Saúde do município, vem trabalhando com amor e cuidado em prol da população.

De acordo com a parlamentar, apesar dos problemas encontrados quando a nova gestão assumiu a Prefeitura, muito já foi feito, apesar do pouco tempo (apenas quatro meses). “Os desafios são muitos, mas a equipe vem trabalhando arduamente”, ressaltou Mirian.

A deputada lembra que a Saúde de Iguatu está trabalhando para humanizar o atendimento na região. Neste pouco tempo, já não faltam medicamentos e alimentação hospitalar, foi realizada a compra de equipamentos, reinauguração de ala pediatria, manutenção e recuperação de máquinas hospitalares que ficaram parados durante anos, transferência de pacientes em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), campanhas de vacinação, sessões científicas e palestras informativas, Comitê de Prevenção à Mortalidade Infantil, os Programa Saúde da Família (PSF) passaram a atender em três turnos, mutirão de saúde, dentre outras melhorias.

A parlamentar relembrou, ainda, que será construído, com recursos próprios do município, uma passarela para ligar o Hospital Regional de Iguatu (HRI) ao Centro de Parto Normal, com o objetivo de garantir partos saudáveis. A unidade foi erguida na gestão passada, com recursos federais, sem acesso ao HRI, fato gerador de risco de morte aos bebês e às mães, em casos de complicação. A deputada destaca, também, que a Casa da Gestante foi recebida sem climatização e a nova gestão vem trabalhando para mudar esse quadro. Além disso, a Prefeitura solicitou a visita da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para inspecionar a obra da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI). “A intenção é colocá-la nos padrões técnicos permitidos e contratar profi
ssionais qualificados para atender”, declarou Mirian Sobreira.

A atual gestão recebeu 628 gestantes que não realizaram o pré-natal e, por meio do Comitê de Prevenção à Mortalidade Infantil, vem trabalhando para reverter essa situação. “O objetivo é diminuir e quiça acabar com a mortalidade materna e infantil na região”, frisou a deputada. Atualmente, nascem cerca de 150 bebês por mês, todos acompanhados por uma equipe de profissionais preparados.

Apesar da crise financeira e das condições precárias do Hospital Filantrópico Agenor Araújo, muito trabalho está sendo feito para conseguir reverter essa situação. Em quatro meses da atual gestão, o hospital passou a disponibilizar exames de raio X, tomografias, eletrocardiograma e ultrassom, além de outras melhorias. “Apesar dos avanços na área da saúde, muito ainda deve ser feito. Não é da noite para o dia que se recupera um município. Esse é um processo gradativo”, concluiu Mirian Sobreira.


sexta-feira, 12 de maio de 2017

Mirian Sobreira palestra sobre enfermagem

Em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, enfermeira graduada e deputada, Mirian Sobreira proferiu palestra sobre a profissão. Na ocasião destacou as particularidades do ofício, o perfil e competência do profissional, assim como destacou a luta da classe para a redução da jornada de trabalho e piso salarial definido e igualitário ao piso nacional, ambos projetos de indicação da parlamentar.

No século XIX, a atividade foi reconhecida como profissional e institucionalizada na medicina moderna na Inglaterra. A partir daí, foi ganhando força na sociedade como um todo, e hoje é referência quando o assunto é cuidar de pessoas. Apesar dos avanços, muita luta ainda é necessária para regulamentar e melhorar o trabalho desta classe profissional. Pensando nisso, no dia 13 de novembro de 2014, na Assembleia Legislativa do Ceará, foi aprovado o projeto de indicação número 39/14, de autoria da deputada Mirian Sobreira, que tratou do piso salarial do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, no âmbito do Ceará. Segundo a parlamentar, a categoria não possuía um piso salarial definitivo. “Não é justo que cada município pague o valor que quer para o enfermeiro. Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, famílias e coletividade”, relatou Mirian Sobreira.

De acordo com a deputada, o profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. “O enfermeiro é mais do que mero coadjuvante, é agente ativo e indispensável no processo de cura, diante disso, é importante pensar na responsabilidade dessa profissão e proporcionar melhores condições de trabalho para esses profissionais. Por isso a importância do meu projeto de indicação número 48/16”, destacou a parlamentar. O projeto, aprovado no dia 20 de novembro de 2014, propôs a redução da carga horária para 30 horas semanais dos servidores públicos estaduais, ocupantes de cargos efetivos da categoria. “A implantação da nova carga horária irá contribuir para o aumento da qualidade na prestação de serviços de saúde e no atendimento da população”, concluiu.

Para a deputada, o enfermeiro não lida só com a assistência a partir da doença, lida, também, com a promoção da saúde. “Os profissionais de enfermagem se dedicam a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais. Esses projetos de indicação foram uma reivindicação justa, pois esses profissionais são responsável por realizar procedimentos essenciais à preservação de vidas”, mencionou a enfermeira e parlamentar, Mirian Sobreira.

O convite para palestrar sobre a temática surgiu de uma iniciativa do curso de enfermagem do Campus de Iguatu (UDI/URCA), que realizou, no período de 08 a 12 de Maio, a IV Semana de Enfermagem, com o tema "Boas práticas da enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática". O evento, presidido pelo diretor da Urca, Ivo Ferreira, aconteceu no Auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira com programação destinada a professores, alunos e profissionais da enfermagem. Os professores Evaldo Júnior e Ticiane Pereira, participaram da mesa.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Assembleia Legislativa se mobiliza para acelerar transposição do São Francisco

Foto: Marcos Moura
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, convocou todos os parlamentares da casa, na tarde de terça-feira, 09, no Salão Nobre, para buscarem uma maior celeridade à conclusão das obras da transposição do São Francisco.

De acordo com Zezinho Albuquerque, a suspensão da obra pode trazer sérios prejuízos para o Estado. A paralisação aconteceu devido a uma liminar, concedida pelo Tribunal Regional Federal (TRF), a pedido do consócio formado pelas empresas Passarelli, Construção e PB Engenharia, que discordaram do resultado da licitação.

Na ocasião, o presidente da Assembleia ouviu os deputados presentes e deliberou o agendamento de uma audiência com o TRF para judicializar o problema e pleitear a aceleração da obra. Zezinho Albuquerque explicou que, caso o TRF não atenda o pedido, os parlamentares irão solicitar ao presidente da República, Michel Temer, por se tratar de uma obra é federal, a elaboração de um decreto de emergência para dispensar a licitação e retomar imediatamente a obra. A deputada Mirian Sobreira se manifestou a favor da celeridade da obra. “Precisamos deixar claro que a resolução dessa questão vai salvar vidas, devemos solicitar a não licitação, pois isso atrasará ainda mais a obra”, frisou a deputada.

Também participaram da reunião os deputados David Durand, Gony Arruda, Evandro Leitão, Julinho, Carlos Felipe, Moisés Braz, Tomaz Holanda, Bruno Pedrosa, Dra. Silvana, Capitão Wagner, Tin Gomes, Rachel Marques, João Jaime, Roberto Mesquita, Augusta Brito, Fernanda Pessoa, Dr. Santana, Manoel Duca, Odilon Aguiar, Mário Hélio, Joaquim Noronha, Augusta Brito, Sérgio Agiar, Audic Mota e Carlos Matos.