quinta-feira, 6 de abril de 2017

Deputada Mirian Sobreira cobra investimento e planejamento na área da saúde

Mais uma vez Mirian Sobreira aproveitou a fala de um colega deputado, Capitão Wagner, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 06, para pedir uma discussão mais aprofundada sobre a saúde do Estado e Sistema Único de Saúde (SUS).

A deputada criticou a falta de investimento e planejamento para o sistema de saúde pública por parte do Governo Federal. “É necessário uma pactuação para que as responsabilidades sejam divididas, assim conseguiremos fazer uma saúde que os brasileiros precisam”, declarou Mirian. De acordo com a parlamentar, cada esfera precisa assumir as suas responsabilidades.

A parlamentar destacou que o principal problema na área da saúde é o subfinanciamento SUS, que deve ser revisto. Na ocasião, também mencionou que até o momento o Governo Federal ainda não definiu o investimento em saúde. “Os gastos são altos e o que chega até as unidades de saúde é muito pouco. Diante disso, os municípios não estão conseguindo fazer um bom trabalho de saúde primária”, enfatizou. De acordo com Mirian Sobreira, é preciso que o Governo Federal ajude os municípios com recursos definidos para que possam planejar as suas ações.

A deputada destacou, ainda, alguns pontos da gestão de saúde do Estado. “Apesar dos problemas ainda existentes, o Ceará melhorou muito na área da saúde, sobretudo no interior com a construção de três Hospitais de alta complexidade em Sobral, Cariri e Quixeramobim”, disse. Entretanto, conforme a parlamentar, mesmo com estes investimentos, ainda não se consegue dar a atenção que foi planejada, haja vista falta recursos para os municípios. Mirian Sobreira acredita que é preciso fortalecer as unidades de saúde municipais públicas para que os hospitais de alta complexidade tenham eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário