sexta-feira, 12 de junho de 2015

Reunião da SENAD - Marco Regulatório das Comunidades Terapeuticas e Orçamento Aprovados.

Foi de boas notícias, o dia de reunião, ontem, 11 de junho, na SENAD em Brasília. A Secretária da SPD, Mirian Sobreira, voltou entusiasmada e cheia de expectativas com o que ouviu e foi apresentado para gestores de políticas sobre drogas de todo o país. Participaram da reunião com o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiniano, os estados do Rio de Janeiro, Alagoas e Ceará, esses três representados por seus secretários, além do Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo, Curitiba e Brasília, representados por seus coordenadores de políticas sobre drogas.

Na pauta a estruturação do Fórum de Gestores, a resolução do Conad sobre a regulamentação das comunidades terapêuticas, a fiscalização e
controle de vagas financiadas pela SENAD, políticas de prevenção
e a Semana Nacional de Prevenção.

Em sua fala o  Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiniano, destacou as ações prioritárias da SENAD, na formação de profissionais, estudo e pesquisa, no momento a SENAD tem 8 pesquisas em desenvolvimento e no aumento da oferta de vagas em comunidades terapêuticas. Ele ressaltou que o recursos estão garantidos e que a Secretaria, não teve corte no seu orçamento, o que vai possibilitar, entre muitas outras ações, a continuidade do Programa "Crack é Possível Vencer".

Outra grande novidade compartilhada com os gestores foi a aprovoção e publicação do Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas, que vai possibilitar o maior controle e excelência do serviço prestado.

Os gestores presentes na reunião também tiveram um momento para partilhar experiências. A Secretária, Mirian Sobreira, destacou no Ceará, a criação da Secretaria Especial de Políticas pelo governador Camilo Santana, e a determinação, em fazer desta política, uma das ções prioritárias  do seu governo, a criação do Centro de Referência sobre Drogas e a continuidade do serviço,  que faz acolhimento e tratamento aos usários, além dos vários programas que estão sendo fomentados, alguns já estruturados e aprovados, para consolidação da política sobre drogas no estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário